A Fazenda

A fazenda possui uma área de mais 600 hectares de mata conservada, onde é possível encontrar uma grande diversidade de animais, como a rolinha, a juriti, algumas espécies de gavião, mocó, teiú, veados, entre outros. O conjunto de trilhas distribuídas ao longo de um percurso de sete quilômetros possibilita contemplar a caatinga, conhecer as espécies da fauna e flora características desse bioma, belíssimas formações rochosas (tipo arenito), pinturas rupestres (que datam mais de 9.000 anos) e ainda conhecer a história de Lampião e os locais que serviram de coito (abrigo/esconderijo) para seu bando na época do cangaço.

Neste paraíso onde o angico reina, existe um mandacaru centenário e o mais impressionante conjunto de rochas que surge ao longo dos muitos caminhos que passam pela Eco Fazenda Mundo Novo. Moldadas pelo tempo, algumas rochas lembram figuras conhecidas e por isso ganharam apelidos como a Pedra da Galinha Choca e a Pedra da Tartaruga. Mas, a área ainda guarda outra riqueza para o final da visita: cenário de rara beleza com a formação do “Lago Xingó”, onde as águas do Rio São Francisco se transformam no quinto maior cânion navegável do mundo. E é nesse cenário que o São Francisco surge imponente no meio do sertão, onde seus paredões rochosos entre 50 e 100 metros de altura guardam a história da vida e a luta pela sobrevivência do sertanejo.

Animais como a rolinha, a juriti, algumas espécies de gavião, mocó, teiú e veados, dentre outros que eram comumente vistos na região e há tempos não eram encontrados nas proximidades, voltaram a aparecer. Atualmente, a atividade econômica desenvolvida na Fazenda Mundo Novo é o turismo ecológico, onde o visitante pode, através das trilhas, contemplar a caatinga, conhecendo espécies da fauna e flora características desse bioma, bem como, belíssimas formações rochosas (tipo arenito) com pinturas rupestres que datam de 9.000 anos, um trecho do cânion do rio São Francisco, e o local que serviu de coito (abrigo/esconderijo) para Lampião, na época do cangaço, absorvendo assim num só produto turístico informações acerca da arqueologia, do meio ambiente e histórico-culturais do sertão (semi-árido) nordestino.

Linha do Tempo

Final do Século XIX

A fazenda fazia parte da propriedade Canabrava do Coronel João Lessa, que após ao seu falecimento, foram doadas por sua esposa ao vaqueiro Antônio Feitosa, como indenização pelos anos trabalhados na propriedade.

1930 - Passagem do Grupo de Lampião

A fazenda serviu de coito (abrigo) para Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, o mais famoso e importante dos cangaceiros, que chegou até a ser conhecido e noticiado até no exterior.

1978 - Nome da Fazenda

A propriedade foi adquirida pelo Sr. José Augusto de Andrade Lima, que passou a denominá-la Fazenda Mundo Novo.

2011 - Série: Cordel Encantado (Globo)

A novela da Rede Globo Cordel Encantado gravou uma cena em destaque na Fazenda, que foi ao ar no primeiro capítulo. A cena batizada de “Banho Real” contou com presença dos atores principais: a rainha Cristina (Alinne Moraes); o rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia); Úrsula (Débora Bloch); Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) e cerca de mais 20 figurantes selecionados na própria região.

2013 - Série: Amores Roubados (Globo)

Mais uma vez fomos cenário de produção da Rede Globo, a série “Amores Roubados”.
Durante 15 dias a equipe da série, realizou gravações na Eco Fazenda. Atores como: Patrícia Pilar, Cauã Reymond, Isis Valverde, Dira Paes, Cássia Kis, Murilo Benício e outros, ficaram deslumbrados com tanta beleza natural juntas em uma região. Não fique apenas na curiosidade, venha conhecer esse paraíso, cenário de grandes produções artísticas e portador de diversas riquezas naturais.

Acompanhe-nos no instagram

@ecofazendamundonovo

Localização

(ver mapa completo)

Envie uma Mensagem